Hoje o formato da taça é uma técnica apurada, após muitos estudos, as taças foram desenvolvidas para conduzir o vinho para a boca e o nariz de maneira a realçar cores, aromas e sabores, o que influencia no resultado. Para quem duvida, basta testar. Um paladar minimamente aguçado sentirá a diferença ao beber um mesmo vinho em taças completamente diferentes. Aliás, conhecer vinhos exige treinamento, ou seja, tem que experimentar.
Separei aqui algumas taças para ajuda-los neste processo que no inicio é um pouco complicado, mas com o tempo se transforma em prazer.
Champagne ou Espumante

Hoje existe no mercado, taças dedicadas para espumantes mais encorpados e complexos, que merecem ter seus aromas evidenciados.
Vinho Branco Suave

Vinho Branco

Vinho de Sobremesa

Algumas dicas para escolher bem suas taças:
Material fino para que o contato com os lábios seja agradável, deixe de lado qualquer taça que não seja completamente transparente, afinal parte do prazer de degustar um vinho também está em olhar para suas tonalidades, que dão dicas sobre o tipo de uva e idade da bebida.
Existem basicamente três opções de material, o cristal, cristal de vidro e o vidro. A diferença entre elas é a presença e o teor de chumbo, metal utilizado em sua produção.
Principais produtores de taças: As importadas Riedel, Spiegelau e L`Esprit et le Vin. Alguns fabricantes nacionais já oferecem produtos de categoria e com preços acessíveis como a Cristallerie Strauss, Cristais Blumenau e Cristais Hering.
A continuação será sobre as taças de Vinhos Tintos.. aguarde!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário