terça-feira, novembro 03, 2009

A Taça certa para cada Tipo de Vinho

Hoje o formato da taça é uma técnica apurada, após muitos estudos, as taças foram desenvolvidas para conduzir o vinho para a boca e o nariz de maneira a realçar cores, aromas e sabores, o que influencia no resultado. Para quem duvida, basta testar. Um paladar minimamente aguçado sentirá a diferença ao beber um mesmo vinho em taças completamente diferentes. Aliás, conhecer vinhos exige treinamento, ou seja, tem que experimentar.

Separei aqui algumas taças para ajuda-los neste processo que no inicio é um pouco complicado, mas com o tempo se transforma em prazer.



Champagne ou Espumante
Estreita e comprida, para que, com sua pequena superfície de evaporação, conserve melhor o gás. Por este mesmo motivo não é recomendado girar a taça ao degustar. O ideal é enchê-la em ao menos dois terços, para que possa apreciar melhor a coreografia das pérolas que sobem. Este modelo de taça privilegia o aspecto visual, pois as bolhas podem ser vistas subindo lindamente. O formato estreito ajuda a manter as bolhas por mais tempo, pois a área de evaporação é menor. Ideal para espumantes simples e jovens, leves e sem compromisso.

Hoje existe no mercado, taças dedicadas para espumantes mais encorpados e complexos, que merecem ter seus aromas evidenciados.





Vinho Branco Suave
São taças estreitas, que fazem com que o buquê de flores e frutas fiquem ressaltados, pois concentram o aroma. Está taça é ideal para os Rieslings.


Vinho Branco
A taça para os vinhos brancos tem volume maior que a taça para vinhos brancos suave, para que o vinho receba maior quantidade de ar, permitindo que os aromas se desenvolvam. Esta taça é indicada para vinhos Chardonnays, Souvignon Blanc e Riesling maduros.


Vinho de Sobremesa
Vinhos de sobremesa são apreciados em pequenas quantidades, por isso a taça possui um pequeno cálice, para que não acentue o gosto doce desses vinhos. O gosto fica concentrado na ponta de língua.

Algumas dicas para escolher bem suas taças:
Material fino para que o contato com os lábios seja agradável, deixe de lado qualquer taça que não seja completamente transparente, afinal parte do prazer de degustar um vinho também está em olhar para suas tonalidades, que dão dicas sobre o tipo de uva e idade da bebida.

Existem basicamente três opções de material, o cristal, cristal de vidro e o vidro. A diferença entre elas é a presença e o teor de chumbo, metal utilizado em sua produção.

Principais produtores de taças: As importadas Riedel, Spiegelau e L`Esprit et le Vin. Alguns fabricantes nacionais já oferecem produtos de categoria e com preços acessíveis como a Cristallerie Strauss, Cristais Blumenau e Cristais Hering.

A continuação será sobre as taças de Vinhos Tintos.. aguarde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário