quarta-feira, janeiro 20, 2010

Ele tem a força


Sua avó tinha razão quando dizia que criança para ficar forte precisa comer muito, muito ferro. Só que ao contrário do que a maioria de nós sempre pensou, o mineral não está relacionado apenas á prevenção de anemias e ao crescimento saudável dos pequenos. Fique esperta, pois quando o assunto é Beleza, ele também tem a força.
Responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do nosso corpo, é o ferro quem garante que nossas células respirem, trabalhem e eliminem toxinas de forma adequada e saudável. Sua falta atinge principalmente tecidos com alta taxa metabólica, ou seja, aqueles que apresentam crescimento rápido, como a medula óssea, a pele e seus anexos.
Pele sem vida, cabelo que não crescem, fios finos e frágeis, além de unhas fracas e quebradiças, costumam ser os primeiros sinais da deficiência de ferro na alimentação. Portanto, é melhor não descuidar e aprender a colocar esse ingrediente no seu prato.
Onde encontrá-lo?
Feijão, nozes, folhas verde escuras (espinafre, couve...) brócolis, cereais integrais, todos são considerados ótima fonte, mas em se tratando de ferro não tem pra mais ninguém: os alimentos de origem animal são os grandes campeões.
No entanto, não adianta empanturrar com carnes e ovos e achar que o problema esta resolvido. O mineral é de difícil absorção e precisa de uma ajudinha extra para que não acabe sendo eliminado após a digestão.
Recomenda-se ingerir suco de frutas cítricas junta as refeições, pois a vitamina C é um componente acido que auxilia na absorção do mineral. Da mesma forma, deve-se evitar a ingestão de chás - exceto os herbais - e medicamentos antiácido durante as duas horas seguintes.
Vale lembrar que estar em dia com sua rotina médica é igualmente importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário